Recent News


Nunca informe sua conta, senha, informações, efetue download, entre em link's suspeitos de qualquer que seja o site, tudo que você precisa baixar ou acessar sua conta pode ser encontrado no próprio SITE OFICIAL...

...caso contrário sua conta poderá ser hackiada.

Dúvidas, sugestões ou criticas podem ser deixadas como comentários.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gerenciamento de Hotkeys

O que é?
O gerenciamento de hotkeys (atalhos) que eu proponho aqui é um método fácil de fazer com o que tenha qualquer hotkey pronta no momento que precisar.

Pra que serve?
Esse modo é bastante útil para pessoas que jogam em várias classes diferentes e precisam estar constantemente mudando de hotkeys, o que pode ser um problema, pois caso você esqueça pode lhe trazer problemas no futuro.

Existe algum problema nisso?
O método usado é simples e fácil de fazer, mas APENAS SE VOCÊ SOUBER SEGUIR, LER E ENTENDER um tutorial como esse. Não é usado modificação de cliente, não viola nenhuma regra do Bronson e não tem riscos para seu PC/Notebook, basta acompanhar os passos.

Como funciona?
Para saber disso temos que entender um pouco o sistema de hokteys do cliente.
Ao executar o cliente pela primeira vez ele procura uma pasta especial que contém os mapas e arquivos de configuração do jogo, caso essa pasta não exista (primeira vez que você executa), ela vai ser criada, ou caso alguma outra pasta ou arquivo necessário foi excluído ele criará um novo do 0.

Por exemplo, essa é a pasta que o cliente usa. Ela fica no seu usuário, no meu caso Juan Carlos, depois em uma pasta oculta chama AppData (Dados de Aplicativos), depois em Roaming e por fim ela Tibia.

Note que dentro dessa pasta Tibia temos duas coisas, a pasta Bronson é responsável por salvar todo seu mapa aberto. O arquivo com extensão .cfg é o arquivo de configuração, ele será muito importante para nós e ele guarda todas suas configurações, hotkeys, zoom do mapa, posição das coisas, configurações de gráficos, luz, trade, enfim tudo que você pode configurar.

OBSERVAÇÃO 1 - Se você joga o global ele terá o arquivo Tibia.cfg e a pasta Automap, ele usa essas duas para o mesmo propósito que foi dito antes, por isso as coisas do Bronson não afetam o global, pois eles usam pasta de mapas e de configurações diferentes.

OBSERVAÇÃO 2 - Se por acaso você está se perguntando do porque não consegue ver o .cfg do arquivo BS946 (Bronson Server 9.46, como mostra na imagem), isso foi eu que habilitei a opção pro meu windows mostrar a extensão dos arquivos, você pode fazer isso pesquisando no google, mas não é necessário.

Então, se você tiver um arquivo .cfg salvo para cada com a hotkey e configurações de cada vocação é a solução, você até poderia salvar todas em lugares diferentes e sempre que for jogar mudar manualmente, mas isso pode dar algum trabalho.

Fazendo o Trabalho...

Etapa 1
Localizando sua pasta "Tibia" mostrada na imagem anterior

I - Segure a tecla Windows e pressione R. Isso é um atalho para "Executar algo ou alguma instrução". Irá abrir algo como mostra abaixo.

II - Digite %appdata%\Tibia e aperte Enter ou click em OK. Fazendo isso o Windows irá abrir sua basta Tibia onde o cliente guarda o mapa e configurações, existem outros meios, mas esse é o melhor.

III - Com a pasta aberta, você irá ver o que foi mostrado na primeira imagem  exibida nesse tutorial, deixe ela sempre aberta.

_________________________________________________________________________________
Etapa 2
Salvando as hotkeys e configurações

I - Abra o cliente do Bronson e acesse um char, deixe a hotkey e configurações desejadas para esse char.
Exemplo: Entrei em um sorcerer, coloquei a hotkey dele completa, deixei modo defesa, pois é uma classe mágica, e deixei tudo do modo que eu gosto.

II - Após colocar o hotkey desejada e as configurações, deslogue o char e feche o cliente. Feito isso vá na pasta "Tibia" que você abriu antes, o arquivo BS946 está salvo com todas as últimas modificações feitas.

ATENÇÂO: A partir daqui eu irei mostrar um exemplo simples mas que podem fazer do modo que quiserem.

III - No arquivo BS946.cfg copie e cole ele no mesmo lugar, então o windows fará uma cópia dele. Como no exemplo abaixo.

IV - Renomeie (clique em cima e selecione Renomear ou aperte F2) o nome dessa cópia para o que você quiser, eu uso a seguinte forma, como eu usei no exemplo dito anterior que salvei as hotkeys de meu sorcerer, então vou colocar o nome dele de "Sorcerer" e ficará assim...

V - Repita do I ao IV dessa segunda etapa com todos as classes que você quiser salvar as hotkeys, sempre lembrando de fazer tudo o que diz em cada passo, quando tiver tudo pronto vá para a próxima etapa.

Exemplo: Eu jogo com Sorcerer, Druid, Knight e Arch, então eu entrei no Bronson, fiz as hotkeys e configurações de cada um, sempre que acabava, fechava o cliente, fazia uma cópia e salvava com o nome de cada classe, no final eu tive esse resultado. 

_________________________________________________________________________________
Etapa 3
Criando todos os arquivos necessários

I - Ainda dentro da pasta "Tibia", crie um novo documento de texto, deixe com o nome novo documento mesmo, abra ele com o bloco de notas, vá em Arquivo e escolha a opção Salvar Como.

II - Nas opções de salvar como, coloque o Nome "Modelo.bat" desse modo com as aspas duplas, e mude a opção Tipo para Todos os arquivos. Depois salve.

III - Delete o "Novo documento de Texto" criado antes na pasta "Tibia" e note que apareceu o arquivo Modelo.bat, com uma aparência diferente. Arquivos .bat, são arquivos executáveis que usam o CMD do próprios windows para executar comandos, e o CMD é um programa que permite você executar comandos via linha de texto, isso é apenas pra informação básica, não há necessidade de saber disso.

IV - Agora você irá precisar para cada um arquivo .cfg que você renomeou antes, um arquivo .bat do Modelo para ele, e eles devem ter o mesmo nome para facilitar.
Exemplo: No meu caso eu tenho Arch, Druid, Knight e Sorcerer, então eu fiz mais 3 cópias do Modelo.bat (control + c e control + v) e por fim tinha 4 ao todo e mudei o nome das 4 para os mesmo 4 .cfg, ficando como na imagem abaixo.
Esse é o resultado final de criação dos arquivos que serão necessários.

_________________________________________________________________________________
Etapa 4
Editando os arquivos .bat

I - Agora vem o ponto chave disso tudo que fizemos, cada arquivo .bat (esse que tem as engrenagens e lá em Tipo diz que é Arquivo em Lotes...), clique com o direito em cima de qualquer um e escolha Editar.
Exemplo: irei usar o arquivo Arch.bat como modelo de exemplo.


II - Ao abrir pelo bloco de notas, seu conteúdo estará em branco. Agora preste atenção ao modelo abaixo:
@echo off
copy NOME.cfg BS946.cfg /y
C:
cd "C:\Program Files\Bronson"
start Tibia.exe
exit
Você  deve copiar desde a linha do @echo até o exit e então colar para o arquivo .bat que estiver editando.

III - Agora onde tem a parte NOME.cfg mude para o arquivo para o qual esse .bat será associado.
Exemplo: No meu caso eu estou editando o arquivo Arch.bat que serve para o Arch.cfg, então no lugar de NOME.cfg tem que colocar Arch.cfg

IV - Agora a parte que diz cd "C:\Program Files\Bronson" você deve colocar entre as aspas onde a pasta do cliente do Bronson foi salva em seu computador, tem que ser o local exato de onde está o cliente que você executa o Bronson.
Exemplo: Esse é o local onde eu salvei o cliente quando eu instalei ele, Disco Local C, Arquivos de programas, Bronson:

Depois é só pegar o endereço dela...

E pois fim atualizar o arquivo bat, ficando assim finalmente:

V - Salve e feche o que você estava editando. E faça essa etapa para todos os arquivos bats que você criou.

Explicando o arquivo bat

@echo off   --- Ele faz com que as respostas dos comandos não apareçam, facilitando a velocidade e execução deles
copy NOME.cfg BS946.cfg /y  --- Faz com que ele COPIE o arquivo cfg escrito aqui seja jogado por cima do BS946, fazendo com que o cliente leia as hotkeys que você quer. Por exemplo, eu eu executar o de Archer, ele vai pegar as hotkeys que eu salvei do arch em Arch.cfg, e vai copiar para o BS946, fazendo com que o cliente leia as hotkeys do Arch.
C: --- Faz com que ele vá para o disco C, porque ele começou na pasta "Tibia"
cd "C:\Program Files\Bronson" --- Agora que estamos no começo do disco C, ele vai para a pasta do cliente
start Tibia.exe --- Estando na pasta do Bronson ele executa o cliente
exit --- E finalmente ele fecha o CMD



_________________________________________________________________________________
Etapa 5
Finalizando

I - Após ter feito todos os bats, você já pode executá-los para ter certeza se está tudo OK.
Exemplo: Todos os meus bats finais funcionaram perfeitamente.

II - Para facilitar, click em cada arquivo .bat que você criou e escolha a opção de Enviar Para -> Área de Trabalho (Criar Atalho). Crie atalhos para todos e coloque o nome que achar melhor para seu atalhos.

III - Para melhorar a aparência dos atalhos para não ficar tão feio, clique com o direito, vá em suas propriedades -> atalho -> alterar ícone -> procurar -> vá na pasta do Bronson e escolha o ícone do Tibia, ou você pode escolher o que quiser. Depois conclua.

Resultado final, depois basta fazer para todos.

IV - Agora basta executar qual você quer jogar parar que suas hotkeys sejam carregadas, não há limite parar atalhos, você pode fazer para todas as classes, classes repetidas que usam hotkeys diferentes, etc

_________________________________________________________________________________
Etapa Bônus

Atualizando

Se por exemplo, eu criei minhas hotkeys com meu druida level 40, e hoje eu sou 200+, tenho muito mais hotkeys, queria mudar as magias, etc, basta você abrir o cliente, entrar no Bronson, editar as hotkeys que você deseja, sair, fechar o cliente, ir na pasta "Tibia", apagar o arquivo.cfg antigo, nesse caso o Druid que eu fiz no level 40, fazer uma cópia do BS946 e colocar a cópia como nome de Druid.

Configurações

Esse é apenas um lembrete, como eu disse o .cfg guarda todas as informações, luz, framerate, tamanho da janela, posição do HP, botões, mapa, inventário, modo de batalha (ataque, ataque e defesa, defesa), configurações gráficas, configurações de conversas, etc. Então deixe tudo do modo que você prefere antes de deslogar e fechar o cliente.

Um comentário: